-
Arquitetos: WAO Architecture
- Área: 85 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Aurélien Chen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto representou um desafio geométrico para os arquitetos. O objetivo era construir uma casa para uma família com duas crianças e um cachorro em uma área suburbana em Cachan, no sul de Paris, em um dos últimos lotes livres da cidade. O terreno apresenta algumas restrições devido a sua forma irregular e aos terrenos vizinhos, uma rua, um caminho para pedestres e um estacionamento para carros. A regulamentação para lotes não construídos impõe uma restrição de 43 m² de espaço no térreo e a casa só poderia ter um gabarito de três pavimentos.
Seu volume potencial máximo lhe daria um aspecto esguio que o faria parecer uma torre. A escolha de uma forma prismática permitiu não interromper nenhuma perspectiva existente, pois maximiza o volume dentro deste espaço restrito.
Por exigir muito espaço, a circulação vertical foi um desafio. Ela foi colocada no meio do edifício, criando assim meios níveis escalonados entre os pavimentos principais. Esta estratégia permitiu evitar aterragens desnecessárias e tornou o pé-direito da sala muito generoso. A superfície total do pavimento totalizou 85 m².
A estrutura da casa desenvolveu-se naturalmente em torno da escadaria, a qual conduz a um terraço direcionado ao sul, que é acessível através de uma abertura desenhada para deixar passar muita luz para o centro da casa. Quando aberta no verão, também deixa a casa mais fresca por convecção.
A própria estrutura da casa, feita de estruturas de madeira pré-fabricadas, é sustentada por estacas verticais Techno Pieux. Após a chegada ao local, os componentes pré-fabricados foram montados por guindaste. Essa estratégia possibilitou um canteiro de obras seco e concluído rapidamente. O exterior da casa foi constituído por folhas de revestimento em madeira acinzentada. Com orientações diversas, e refletindo os diferentes espaços habitados da casa, a fachada manifesta as diferenças entre os pavimentos.
A escada é composta por cinco lances completamente distintos, e cada patamar está em uma direção diferente. Esta escada foi construída pela oficina de carpintaria digital Super Cube, sediada no WoMa Fab Lab. Graças às suas ferramentas de produção digital, os artesãos puderam cortar com precisão os componentes que foram transportados para o local para a montagem. Isso também permitiu fazer um guarda-corpo elegante, otimizando o desempenho estrutural e garantindo o uso econômico dos recursos de madeira.
O projeto da Residência Facet, portanto, demonstra os benefícios do uso de soluções econômicas locais que reduzem o tempo de construção e oferecem resultados sob medida. Ele também mostra como a riqueza arquitetônica pode resultar de raras restrições espaciais e geométricas.